Redação Cash Bank
0
(0)

A Sexta-feira Negra 2025 está chegando, e para aproveitar essa data sem dores de cabeça é preciso ter cuidado redobrado. Isso porque o período de oferta também é quando aumentam as armadilhas para quem compra online.

O que é a Black Friday?

A Black Friday é uma campanha promocional realizada anualmente na última sexta-feira de novembro. Originária dos Estados Unidos, o nome vem da expressão em inglês para “sexta-feira”.

Mas, como saber se não está tendo problemas na hora de adquirir um produto?

Como evitar problemas na Black Friday 2025?

A Black Friday pode ser uma excelente chance para comprar aquele produto desejado com preço reduzido. No entanto, é fundamental ter atenção redobrada antes de fechar a compra.

O número de reclamações recebidas por órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, costuma aumentar nesse período. Entre as queixas mais comuns está a falsa oferta — quando os preços são inflacionados antes da data para parecerem com desconto no dia da promoção.

Confira abaixo algumas orientações para fugir dessas armadilhas.

1. Pesquise e compare preços com antecedência.

Comece a acompanhar o valor do produto que você deseja meses antes da Black Friday. Utilize comparadores de preços e avalie diversas lojas — físicas e online. Assim, você saberá se o desconto oferecido realmente compensa.

2. Fique de olho na reputação da loja.

Priorize empresas conhecidas. Se for comprar em uma loja virtual pela primeira vez, busque avaliações e depoimentos de outros consumidores. Isso ajuda a evitar experiências negativas.

3. Veja se o site é seguro.

Antes de fornecer seus dados, verifique se a página possui o ícone do cadeado na barra de endereços. O link da loja deve iniciar com “https://”. Também é importante que o site exiba informações como CNPJ, endereço físico e um canal de atendimento ao cliente (SAC).

4. Evite fazer compras online em computadores compartilhados.

Evite realizar compras em dispositivos públicos ou redes abertas, como lan houses ou Wi-Fi de estabelecimentos. Esses ambientes podem não ser seguros e expor suas informações pessoais.

5. Acredite apenas no que você vê.

Ao receber o produto, verifique as condições da mercadoria antes de assinar qualquer confirmação de entrega. Se estiver com defeito ou diferente do solicitado, você tem o direito de solicitar a troca ou devolução.

6. Cuidado com preços muito baixos.

Desconfie de valores extremamente inferiores aos praticados no mercado, principalmente se forem enviados por canais como SMS, e-mail ou redes sociais. Golpistas usam esse tipo de abordagem para enganar consumidores desatentos.

7. Estabeleça um limite de gastos.

Faça uma lista do que realmente deseja comprar e defina um teto de valor. Isso ajuda a evitar gastos impulsivos e endividamento desnecessário.

8. Controle sua excitação.

Muitas ofertas podem ser apenas iscas para atrair consumidores. Antes de realizar a compra, reflita com calma, analise os detalhes da promoção e verifique se realmente vale a pena.

9. Não clique em links suspeitos.

Na Black Friday, muitos golpes circulam disfarçados de grandes promoções. Evite clicar em links duvidosos. Prefira digitar o endereço do site manualmente no navegador e verifique a autenticidade da loja.

10. Pesquise pela reputação do site.

Digite o nome da empresa no Google e verifique o que outros consumidores estão falando. Sites como o Reclame Aqui podem mostrar se a loja costuma resolver os problemas relatados por seus clientes.

Comprei na Black Friday e era Black “Scam”, e agora?

Mesmo nas campanhas promocionais, os seus direitos como consumidor continuam valendo, conforme o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), incluindo nas compras feitas pela internet.

Se você tiver problemas, o primeiro passo é buscar orientação no Procon da sua cidade. Também é possível registrar uma reclamação online.

Um canal útil para resolver esse tipo de situação é o consumidor.gov.br. Essa plataforma pública permite que você dialogue diretamente com a empresa sem precisar acionar a Justiça. Basta se cadastrar, registrar a queixa e aguardar. A empresa tem até 10 dias para responder.

Cash Bank apoia a compra consciente e segura. Aproveite as promoções com responsabilidade e atenção!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Este conteúdo faz parte da missão do Cash Bank de Transmitir conhecimento e devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira.

Cash Bank

#conhecimentomudaomundo

© 2022 kingdom advertising and media.